Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado com muita frequência inundações, alagamentos e deslizamentos. Neste ano, o litoral paulista sofreu com fortes chuvas que deixaram 65 mortos e mais de 2500 desabrigados. Em 2022, uma tragédia semelhante aconteceu em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde 240 pessoas perderam a via em deslizamentos de terra depois de horas de chuva intensa.
E as inundações são mesmo o segundo desastre mais recorrente no Brasil, representando cerca de 30% do total e aparecendo como a principal responsável por mortes neste contexto. Esses dados são da Sobrasa - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
Mas será que é possível minimizar os danos diante de situações como essas? David Szpilman, médico e secretário-geral da Sobrasa, explica que evitar ocupar locais proibidos é uma das principais ações a serem tomadas. Mas atitudes mais fáceis e simples do dia a dia ajudam bastante.
Dr David Szpilman dá dicas, ainda, de como verificar os sinais em casa que podem indicar que aquele local está comprometido pelas chuvas ou enxurradas. Nesses casos, a orientação é a desocupação imediata do local.
É sempre bom lembrar que em qualquer chuva intensa ou sinais de deslizamentos e inundações, a defesa civil local precisa ser avisada. Em caso de emergência, basta ligar para os Bombeiros, pelo número 192.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)