Brasil já recebeu 100 mil refugiados e migrantes da Venezuela

Publicado em 31/03/2023 - 21:28 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cem mil pessoas. Esse é o número de refugiados e migrantes da Venezuela interiorizados pelo Brasil nos últimos cinco anos. Eles vieram devido ao agravamento da crise econômica e social no país vizinho.

A maioria chegou pela fronteira brasileira, em Roraima, e ficou concentrada nas cidades de Pacaraima e Boa Vista. Atualmente vivem espalhados em mais de 930 municípios.

A estratégia de interiorização, a Operação Acolhida, foi adotada pelo governo brasileiro em 2018, para realocar de forma voluntária, segura, organizada e gratuita, refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade em outras cidades do Brasil.

Oscar Enrique Dum, de 60 anos, chegou ao Brasil, em 2019, acompanhado da sogra e do filho. Ele fala sobre a realidade em Caracas, capital da Venezuela, quando trabalhava como analista de sistemas.

Oscar hoje mora de aluguel em Ceilândia, no Distrito Federal. Já trabalhou como entregador de aplicativo de bicicleta e agora como digitador em home office. 

Outra realidade vive o casal de origem indígena, Reimer Jesus e Marilin Dele Carmen. Os dois são da cidade de Barrancas del Orinoco, na Venezuela. Eles pedem ajuda todos os dias nos semáforos de Brasília para comprar alimentos e fraldas para a filha de um ano e o bebê de dois meses. Marilin conta que a vida dela está melhor aqui no Brasil.

Segundo a Organização das Nações Unidas, espera-se que uma média diária de 138 refugiados e migrantes venezuelanos com necessidades entrem no Brasil ao longo de 2023 e 67, em 2024, atingindo um total estimado de quase 476 mil pessoas até o final de 2024. 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo