Brasil já recebeu 100 mil refugiados e migrantes da Venezuela

Publicado em 31/03/2023 - 21:28 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cem mil pessoas. Esse é o número de refugiados e migrantes da Venezuela interiorizados pelo Brasil nos últimos cinco anos. Eles vieram devido ao agravamento da crise econômica e social no país vizinho.

A maioria chegou pela fronteira brasileira, em Roraima, e ficou concentrada nas cidades de Pacaraima e Boa Vista. Atualmente vivem espalhados em mais de 930 municípios.

A estratégia de interiorização, a Operação Acolhida, foi adotada pelo governo brasileiro em 2018, para realocar de forma voluntária, segura, organizada e gratuita, refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade em outras cidades do Brasil.

Oscar Enrique Dum, de 60 anos, chegou ao Brasil, em 2019, acompanhado da sogra e do filho. Ele fala sobre a realidade em Caracas, capital da Venezuela, quando trabalhava como analista de sistemas.

Oscar hoje mora de aluguel em Ceilândia, no Distrito Federal. Já trabalhou como entregador de aplicativo de bicicleta e agora como digitador em home office. 

Outra realidade vive o casal de origem indígena, Reimer Jesus e Marilin Dele Carmen. Os dois são da cidade de Barrancas del Orinoco, na Venezuela. Eles pedem ajuda todos os dias nos semáforos de Brasília para comprar alimentos e fraldas para a filha de um ano e o bebê de dois meses. Marilin conta que a vida dela está melhor aqui no Brasil.

Segundo a Organização das Nações Unidas, espera-se que uma média diária de 138 refugiados e migrantes venezuelanos com necessidades entrem no Brasil ao longo de 2023 e 67, em 2024, atingindo um total estimado de quase 476 mil pessoas até o final de 2024. 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Podcast da Rádio MEC, Perguntar e Pensar, vence prêmio comKids 2024

Episódio premiado falou sobre a pandemia de coronavírus e o impacto das telas e a influência delas na vida das crianças e dos adolescentes.

Baixar arquivo
Geral

Presidente Lula decreta Luto Oficial pela morte de Silvio Santos

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também decretou luto por três dias. O governo de São Paulo e a prefeitura da capital paulista decretaram luto oficial por sete dias.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina ajuda a prevenir doenças graves associadas à gripe

Broncopneumonia em decorrência da H1N1 foi a causa da morte do apresentador Sílvio Santos na madrugada deste sábado (17). Idosos são os mais afetados pela infecção que compromete o fluxo de ar e a oxigenação. Vacina é aliada na prevenção.

Baixar arquivo
Geral

De camelô a empresário, Silvio Santos deixa legado como comunicador

Fãs, jornalistas e políticos lembram passagens da vida do apresentador. Mas pedido dele, Sílvio Santos não terá velório. O funeravel vai ser uma cerimônia judaica restrita à família.

Baixar arquivo
Política

Anderson Torres é indiciado por ação da PRF nas eleições de 2022

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. A suspeita é a de que os dois orientaram a PRF a realizar blitzes, impedido o deslocamento de eleitores do Nordeste no segundo turno das eleições.

Baixar arquivo
Geral

Silvio Santos morreu por complicações depois de infecção por H1N1

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início do mês. A causa da morte foi uma broncopneumonia após infecção pelo H1N1. Artistas, celebridadades e políticos lamentaram a morte do apresentador

Baixar arquivo