Light e Enel anunciam aumento da energia elétrica no Rio de Janeiro

Publicado em 15/03/2023 - 13:31 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os cerca de sete milhões de consumidores atendidos pelas concessionárias Light e Enel nos 92 municípios fluminenses já terão que contabilizar o aumento nas contas de luz a partir desta quarta-feira, 15 de março.

A revisão tarifária anual foi aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nessa terça-feira e, no caso da Light, vai atingir cerca de 4 milhões de usuários residenciais e empresas em mais de 36 municípios. Para os consumidores residenciais, o reajuste é de 7,40%. Para os consumidores conectados na rede de baixa tensão, como os pequenos negócios, com exceção das residências, o reajuste é de 7,47%, e para as grandes empresas, conectadas em rede de alta tensão, o reajuste é de 6,03%

Já para a Enel, que atende mais de 2,7 milhões de consumidores, entre empresas e residências, em 66 municípios, o reajuste aprovado pela Aneel é de 6,01% para residências, e de 6,18% para pequenos negócios. Já as grandes empresas vão ter uma redução de 4,91% nas contas de luz.

Em nota, a Aneel diz que os  custos com compra de energia e com a atividade de distribuição de energia foram os itens que mais impactaram para a concessão do reajuste.

No caso da Light, a agência reguladora, informa que os itens que mais impactaram os percentuais autorizados foram custos de transmissão, custo de energia adquirida e o efeito da retirada de componentes financeiros.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos Estaduais entram na reta final

Confira como está a situação dos principais torneios pelo Brasil.

Baixar arquivo
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo