Terceira vítima de ataque de tubarão no Recife tem braço amputado

Publicado em 07/03/2023 - 12:31 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

A terceira vítima de ataques de tubarão na Grande Recife, que aconteceram em pouco mais de duas semanas, teve o braço esquerdo amputado. O último ataque ocorreu nessa segunda-feira. A adolescente de 15 anos foi transferida para o Hospital da Restauração, região central da capital pernambucana. 

Um dia antes, no domingo, um adolescente de 14 anos foi atacado por um tubarão, transferido em estado grave para o mesmo hospital e teve a perna direita amputada devido à gravidade dos machucados.

De acordo com boletim divulgado na manhã desta terça (7), os dois jovens estão na enfermaria e o estado de saúde dos dois é estável.

Os dois ataques aconteceram na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Por lá, as práticas esportivas e de mergulho são proibidas há mais de 20 anos, por causa da presença de tubarões. De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, entre 2018 e 2021, foram registrados quatro ataques a banhistas exatamente no mesmo local. Em 2021, o banho de mar se tornou proibido.

No mês passado, um surfista ficou em estado grave após outro ataque na praia dos Milagres, na cidade de Olinda, região metropolitana.

De acordo com Mário Barletta, professor titular de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, a presença dos tubarões na área sempre ocorreu. Eles buscam os alimentos que se concentram entre os recifes do litoral de toda região metropolitana.

Nessa segunda-feira, a Governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB), anunciou o retorno do Comitê de Monitoramento, agora vinculado à Secretaria de Meio Ambiente.

Nesta terça-feira (7), o Governo do Estado se reúne com os prefeitos da Região Metropolitana para discutir a intensificação das fiscalizações onde é proibido o banho de mar.

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo