As escolas de samba União de Maricá e Sereno de Campo Grande foram as campeãs da Série Prata do carnaval carioca. A União do Parque Acari conquistou o vice-campeonato geral. Com isso, as três agremiações avançaram para a Série Ouro, último degrau para acesso ao Grupo Especial, e vão desfilar na Marquês de Sapucaí na sexta ou sábado do carnaval do ano que vem. A apuração do resultado foi realizada na noite desta terça-feira.
Ao todo, 32 agremiações participaram da Série Prata e se apresentaram na Nova Intendente Magalhães, tradicional palco de desfiles que este ano foi transferido para a avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, na zona norte do Rio. A União de Maricá ficou com o título de melhor escola de sexta-feira (24), e a Sereno de Campo Grande venceu a disputa do sábado, dia 25. Já a União do Parque Acari foi a vice-campeã geral dos dois dias.
Na Série Ouro, as três vão se juntar à Império Serrano, que ficou em último lugar na apuração do Grupo Especial este ano e por isso foi rebaixada. Antigo Grupo de Acesso, a Série Ouro reúne outras 12 escolas, entre elas, nomes importantes do Carnaval, como Império da Tijuca, União da Ilha do Governador, São Clemente e Estácio de Sá.
Já a Porto da Pedra volta à elite das escolas de samba, lugar garantido com o título de campeã da Série Ouro em 2023.