Bombeiros do Rio lançam campanha sobre riscos de balões na natureza
Com o tema “balão mata” e veiculação em suas redes sociais de vídeos reais que mostram acidentes e destruições provocados por balões, o Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro espera conscientizar a população sobre os riscos da prática de soltar balões.
O major Fábio Contreiras, porta-voz da corporação, diz que a campanha deste ano está mais impactante, pois mostrar as consequências trágicas dessa prática e que os balões matam. Os alertas da campanha são postados todas as quartas-feiras.
No Brasil, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da FAB, cerca de 100 mil balões são soltos a cada ano. O Estado do Rio de Janeiro está entre os líderes desta prática.
A Polícia Civil informa que atua para reprimir e prevenir a soltura de balões, buscando a identificação e responsabilização dos envolvidos.
Soltar, vender, fabricar e transportar balões é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais. Para quem for pego em uma dessas situações, a pena é de um a três anos de cadeia ou o pagamento de multa.





