A EBC - Empresa Brasil de Comunicação, os Correios, a Telebras e mais seis empresas estatais foram retiradas do Programa Nacional de Desestatização, que previa a privatização ou a extinção das estatais. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (6).
A ideia de desestatizar as empresas foi implementada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os Correios existem desde 1969 e possuem mais de 6 mil agências espalhadas pelo país, garantindo aos brasileiros acesso à cidadania por meio da prestação de serviços postais, financeiros e de conveniência.
A Telebras foi criada em 1972. É responsável por implantar políticas públicas de telecomunicações no Brasil e fornecer soluções de conexão a diversas localidades do país.
Já a EBC, empresa pública, foi criada em 2007. Possui um conglomerado de mídia no Brasil e presta serviços de radiodifusão pública, além de produzir conteúdo gratuito para agências de notícias, emissoras de rádio e televisão públicas federais, como a Agência Brasil, Rádio Mec, Rádio Nacional e TV Brasil.
Além da EBC, Correios e Telebras, estão na lista: Serpro, Dataprev, Nuclep, Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, e a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural.