logo Radioagência Nacional
Geral

História Hoje: náufrago da 2ª Guerra Mundial foi resgatado no Brasil

Chinês passou mais de quatro meses à deriva em alto mar
Baixar
História Hoje
05/04/2023 - 07:30
Brasília

O único sobrevivente do naufrágio de um navio britânico, durante a Segunda Guerra Mundial, foi resgatado na costa brasileira em 5 de abril de 1943. Depois de passar mais de quatro meses à deriva em alto mar, a bordo de uma pequena jangada, o chinês Poon Lim recebeu a ajuda de pescadores no Pará.

Lim trabalhava como comissário no navio da Marinha mercante britânica. Em novembro de 1942, o navio Ben Lomond foi avistado por um submarino alemão a 750 milhas do Rio Amazonas. A embarcação foi atingida por dois torpedos e levou menos de dois minutos para afundar.

Lim e outros cinco marinheiros conseguiram se lançar ao mar, usando coletes salva-vidas. Mas, quando o navio emergiu e afundou novamente, acabou sugando os demais colegas. Todos que estavam a bordo morreram.

O jovem marinheiro chinês ficou boiando sozinho no meio do Oceano Atlântico até que avistou uma pequena jangada à deriva, com água, alimentos, sinalizadores e uma lanterna. Os suprimentos foram essenciais para mantê-lo vivo. Mas, à medida que o tempo passava, sem sinal de socorro ou terra à vista, foi preciso recolher água das chuvas e pescar para sobreviver.

Já quase sem forças, amarrado à jangada para não cair no mar, Lim finalmente foi resgatado por três brasileiros que navegavam próximo à região de Belém, no Pará. Sem falar português, Lim apenas demonstrou que sentia muita fome e foi alimentado pelos pescadores.

Lim sobreviveu 133 dias à deriva, sozinho. Na época, o marinheiro chinês estabeleceu o recorde de resistência a bordo de uma jangada.

 

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

 

Redação: Beatriz Evaristo.

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: Dilson Santafé

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Renata Batista

x