logo Radioagência Nacional
Geral

História Hoje: o último discurso de Martin Luther King Jr.

Líder do movimento negro dos EUA foi assassinado no dia seguinte
Baixar
História Hoje
03/04/2023 - 07:30
Brasília
Martin Luther King em 1968
© Ted Bell - UIC Digital Collection/Creative Commons

“Se algo não for feito, e com pressa, para tirar as pessoas de cor do mundo de seus longos anos de pobreza, seus longos anos de mágoa e negligência, o mundo inteiro está condenado”, disse o pastor e líder do movimento negro norte-americano Martin Luther King Jr. em 3 de abril de 1968.

Luther King estava na cidade de Memphis, Tennessee, em apoio à greve dos trabalhadores da limpeza pública que lutavam por melhores condições de trabalho. Diante de uma multidão no Templo Bishop Charles Mason, ele fez seu último discurso antes de ser assassinado.

Cerca de duas semanas antes, Luther King havia falado diante de 25 mil pessoas em uma reunião do movimento pelos direitos civis em Memphis. Poucos dias depois, voltou para uma marcha por melhores condições de trabalho, mas teve que deixar o protesto às pressas por causa de reações violentas.

A ameaça de novos conflitos colocou em dúvida o retorno de Luther King à cidade, mas, mesmo assim, ele decidiu voltar para organizar uma nova marcha. Naquele 3 de abril, em um trecho do discurso, relembrou a noite de autógrafos de 1958, em que levou uma facada.

Na época, o New York Times publicou que, se ele tivesse espirrado com a faca cravada no peito, teria morrido. Ao contar sobre aquele momento, disse que estava feliz por estar vivo e estar ali diante daquelas pessoas. Luther King conclamou a todos para lutar pelos direitos trabalhistas dos coletores de lixo.

“Agora vamos marchar de novo, e temos que marchar de novo, para colocar a questão onde deve estar. E forçar todos a ver que há 1,3 mil filhos de Deus aqui sofrendo, às vezes passando fome, passando por noites escuras e tristes imaginando como isso vai acabar”, disse ele no seu último ato público de mobilização popular.

No dia seguinte ao discurso que ficou conhecido como “O topo da montanha”, o pastor Martin Luther King Jr. estava na sacada de um hotel quando foi atingido por um tiro e não resistiu. O assassinato provocou grande revolta na população, resultando em mais de 40 mortes em todo o país.

 

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.


Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: Dilson Santa Fé

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Sumaia Villela
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.