Uma corrida de um carro só pode ser considerada a primeira corrida automobilística do mundo. Em 20 de abril de 1887, um quadriciclo a vapor participou de um evento-teste em Paris, na França. Era a estreia nas pistas do veículo criado pelo engenheiro francês Georges Bouton.
Ao lado do conde Jules-Albert de Dion e do cunhado Charles Trépardoux, Bouton fundou a fabricante de peças e automóveis De Dion-Bouton, em 1883. Com o dinheiro do nobre e a genialidade de Bouton, naquele mesmo ano, a empresa aperfeiçoou a caldeira de pequenos barcos. A partir daí, passou a fazer uma adaptação para um veículo movido a vapor.
Assim nasceu o La Marquise, em 1884, batizado em homenagem à mãe do conde. O carro tinha a caldeira e o motor na parte dianteira. Com madeira, papel e carvão, precisava de meia hora de espera para que estivesse aquecido o suficiente para sair do lugar. O quadriciclo podia levar até quatro pessoas.
Em 1887, a revista francesa Vélocipède organizou uma corrida que mais parecia com um evento de apresentação, porque só apareceu um participante. O La Marquise percorreu cerca de 30 quilômetros no percurso entre a Pont de Neuilly, em Paris, e Versalhes. Com Bouton, na direção, e De Dion ao lado, o veículo completou o trajeto em uma hora e 14 minutos.
Somente em 1894, sete anos depois, aconteceu a primeira corrida de carros motorizados, também realizada na França. Vinte e um veículos participaram do circuito de 127 quilômetros. Na ocasião, o conde de Dion largou na frente com um veículo a vapor, mas quem terminou em primeiro lugar foi o motor a combustão criado pelo alemão Gottlieb Daimler.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: Dilson Santa Fé
Sonoplastia: José Maria Pardal
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Nathália Mendes





