História Hoje: as primeiras leis do nazismo contra direitos de judeus

Publicado em 07/04/2023 - 07:30 Por História Hoje - Brasília

Limitar a participação dos judeus na vida pública alemã foi o primeiro passo do regime nazista. Uma semana após o boicote nacional de empresas judaicas, em 7 de abril de 1933, foi aprovada a Lei para a Restauração do Serviço Civil Profissional.

Essa foi a primeira de mais de 400 leis, decretos e outros meios jurídicos adotados nos primeiros seis anos do comando de Adolf Hitler. Tudo isso para restringir os direitos dos judeus. A legislação antissemita impedia funcionários de origem judaica e que fossem considerados "politicamente não confiáveis" de trabalharem no serviço público da Alemanha.

Foi estabelecido um critério racial com o objetivo de excluir os judeus. Era considerado “não ariano” quem tivesse descendência de um ou mais avós que fossem praticantes da religião judaica. Por um breve período, houve exceção para veteranos de guerra ou aqueles que perderam pais ou filhos em batalha. Pessoas casadas com quem era visto como inimigo racial também foram impedidas de continuar trabalhando em órgãos ligados ao governo.

A perseguição aos judeus acabou se estendendo a outras áreas profissionais. A admissão de bacharéis em direito com ascendência “não ariana” na Ordem dos Advogados foi proibida. Jurados, notários e juízes que não fossem da chamada “raça pura”, conforme a lei, não podiam exercer suas funções. Com o tempo, até mesmo atores tiveram que deixar o palco. E médicos judeus não podiam atender pacientes não-judeus.


História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: Dilson Santa Fé

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Nathália Mendes

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Remadores abrem mão do Pré-Olímpico para ajudar nos resgates no Sul

Dois remadores da seleção brasileira,  Evaldo Becker , do Flamengo, e Piedro Tuchtenhagen, do Grêmio Náutico União, estão abrindo mão do Pré-Olímpico mundial de remo, que será na Suíça de 19 a 21 de maio, para ajudar nos resgates e trabalhar na sede do clube Grêmio Náutico Uni

Baixar arquivo
Geral

RS: Estados e DF concordam em dispensar documentos fiscais de doações

As empresas que quiserem entregar donativos ao Estado gaúcho não precisam emitir documentos fiscais na operação de circulação de mercadorias, nem na prestação de serviços de transporte. Os produtos deverão apenas estar acompanhados da declaração de conteúdo.

Baixar arquivo
Geral

ANTT e Anac flexibilizam medidas para facilitar doações ao RS

As determinações da ANTT incluem a isenção de tarifa de pedágio e a facilitação do tráfego de veículos. Já a Anac dispensou tarifas de aeronaves envolvidas em resgate.


 

 

Baixar arquivo
Economia

Copom reduz a taxa Selic para 10,50% ao ano

A redução de 0,25 ponto percentual aconteceu devido às incertezas no ambiente externo e interno, à alta do dólar e à queda da inflação em alguns países. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso dos Beatles alcança 1 bi de streams no Spotify

Mais de cinco décadas depois do lançamento, Here comes the sun dos Beatles chegou a 1 bilhão de reproduções no Spotify em 9 de maio de 2023.

Baixar arquivo
Esportes

Times brasileiros tem vitórias na Libertadores

Vamos começar falando de Taça Libertadores da América. Jogando no estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu a LDU, do Equador, por dois a um.

O São Paulo foi até o deserto do Chile e, de virada, bateu o Cobresal por três a um.

Baixar arquivo