Com a Semana Santa chegando, aumenta a procura por produtos específicos dessa data, como ovos de chocolate e pescados. E o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alerta para cuidados ao fazer compras e lista algumas dicas de segurança para os consumidores:
Atenção ao tamanho: a numeração dos ovos de Páscoa é referência apenas para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais: cada marca adota uma padronagem diferente. O mais recomendável é verificar o peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem.
Se houver brinquedo como brinde no ovo de chocolate, a embalagem deve apresentar, além do selo do Inmetro, informações com certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.
Caso queira presentear os pequenos, deve-se ter cuidado com a restrição de faixa etária do brinquedo ou se o brinde não apresenta restrição de idade. Nunca ofereça um brinquedo para crianças que estejam na faixa etária inferior à recomendada pelo fornecedor.
As embalagens dos ovos de Páscoa também podem oferecer riscos. Tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, frequentemente usados nesse tipo de produto, podem causar acidentes com crianças pequenas, como sufocamento e engasgamento.
O cuidado também se estende aos pescados; No caso dos congelados pré-embalados, como o bacalhau, tenha atenção para o peso líquido, que deve estar indicado de forma clara no rótulo. A marcação não deve considerar o peso da embalagem nem a camada de gelo para proteger o produto.