MST cobra metas de assentamento para famílias pelo governo federal

Entidade estima que 60 mil famílias vivam em acampamentos improvisados

Publicado em 11/04/2023 - 20:58 Por Gésio Passos - Réporter da Rádio Nacional - Brasília

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) cobrou, nesta terça-feira (11), metas de assentamento de famílias pelo governo federal. O MST estima que 60 mil famílias estão vivendo hoje em acampamentos improvisados.

João Paulo Rodrigues, da Coordenação do MST, afirmou que o desafio é acolher as famílias que aguardam há mais de 10 anos pelo assentamento.

O MST também pede ampliação emergencial do financiamento para produção no campo. Uma outra crítica é a atual política econômica do Banco Central.

O movimento ainda cobrou a mudança dos superintendentes do INCRA para implementação da reforma agrária. Em Alagoas, na segunda-feira (10), o MST ocupou a sede da autarquia para pressionar pela saída do superintendente estadual César Lira.

João Paulo diz que o governo mudou e os dirigentes do INCRA precisam mudar também.

Anunciada pelo MST, a jornada Abril Vermelho não terá como foco a ocupação de terra. Neste ano, 16 já ocorreram. No ano passado, foram 40 no total.

O movimento focará sua jornada em marchas, atos e denúncias de trabalho escravo no campo. A jornada, organizada historicamente pelo MST, promove ações para lembrar do Massacre de Eldorado de Carajás, no Pará, em 1996. Na ocasião, 21 camponeses foram mortos por uma operação da Polícia Militar de desocupação de terra.

Edição: Raquel Mariano - Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Doenças Raras: presidente da Abrame cobra acesso ao teste do pezinho

Fátima Braga, Presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal lembrou que, mesmo leis como a do Teste do Pezinho Ampliado, capaz de detectar de forma precoce diversos problemas de saúde, inclusive doenças raras em recém-nascidos, ainda não é uma realidade na prática da saúde brasileira.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Histórias Raras lança nova temporada: Horizontes

O podcast original da Radioagência Nacional volta em sua terceira temporada justo quando o Dia Mundial das Doenças Raras aparece no calendário: 29 de fevereiro, visível apenas em anos bissextos. Horizontes se divide em três episódios para contar o que está sendo feito no presente com o objetivo de conquistar um futuro melhor para esse grupo populacional.

Baixar arquivo
Geral

PF prende dono de ferro-velho envolvido no assassinato de Marielle

Dono do ferro-velho teria realizado o desmanche e descartado o veículo usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Segundo a denúncia, o acusado teria impedido e embaraçado investigações de infrações penais envolvendo uma organização criminosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Norte lidera índices de mulheres que sofreram violência doméstica

Os dados são da Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher. O levantamento considera tanto a mulher que percebe e declara espontaneamente que passou por uma violência, quanto aquelas que negaram ter sofrido violência, mas identificaram essa situação em uma lista de ocorrências oferecida pela pesquisa

Baixar arquivo
Justiça

STF julga inconstitucional regra de sobras eleitorais

Os ministros definem agora se a inconstitucionalidade deve afetar as eleições de 2022 ou não. Se afetar, pode gerar a mudança de sete deputados federais.

Baixar arquivo
Internacional

Lula defende integração entre países caribenhos

O presidente do Brasil convidou os países da Caricom a integrarem a aliança global para combater a fome e a pobreza. 

Baixar arquivo