Operação da PF prende suspeitos de garimpo ilegal em terras da União

Publicado em 19/04/2023 - 15:56 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Operação da Polícia Federal, realizada nesta quarta-feira (19), cumpre seis mandados de prisão temporária e dez de busca e apreensão nas cidades de Manaus e Nova Olinda no Amazonas; Goiânia, Goiás; Itaituba, no Pará; e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Foi determinado também o bloqueio de bens e valores.  

Os envolvidos são acusados de crimes de usurpação do bem público da União. Eles praticavam garimpo ilegal em terras da União situadas no estado do Amazonas, conhecida como Filão dos Abacaxis, no município de Maués. 

A Polícia Federal iniciou as investigações e chegou até o garimpo ilegal após denúncias de moradores, com relatos de poluição das águas e morte de peixes e de animais que servem de alimentação para comunidade local.   

O laudo pericial detectou o uso de cianeto, material altamente tóxico, na lavra do ouro do garimpo. É a primeira vez que a PF identifica o uso dessa substância química na extração de ouro na Amazônia. O cianeto possui a mesma função do mercúrio, ou seja, é usado para aglomerar o ouro garimpado.  

Durante as buscas para reprimir as práticas no garimpo, os policiais também identificaram trabalhadores submetidos a condições de semelhantes a de escravo.  

Estima-se que o dano ambiental e o ouro extraído ilegalmente configuram um prejuízo de mais de R$ 429 milhões. Segundo a Polícia Federal, os alvos da operação são reincidentes e já foram presos pela mesma prática criminosa em 2015.  

Entre os crimes apontados na investigação, estão: extração mineral sem autorização, uso de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente, e associação criminosa armada. As penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão. 

Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo