logo Radioagência Nacional
Geral

Papel do jornalismo com fake news e polarização fecha evento da ABI

Entre os debatedores estava o presidente da EBC, Hélio Doyle
Baixar
Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional
01/04/2023 - 13:38
Rio de Janeiro

Os desafios do jornalismo em um cenário de país polarizado, com ameaças à democracia e uso desenfreado de fake news estiveram no centro do debate que marcou o encerramento da 1ª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

A jornalista Tereza Cruvinel, colunista na TV 247, avalia que um dos grandes desafios da comunicação na atualidade ainda é como lidar com a difusão desenfreada de mentiras - as chamadas fake news.

Para Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o descrédito do jornalismo profissional contribui para a desinformação da sociedade, o que, na avaliação dele, dificulta qualquer processo de avanço. Doyle defendeu o resgate de um jornalismo plural, de forma a refletir a diversidade da população.

A analista e colunista política Helena Chagas destacou a importância da comunicação para a garantia do regime democrático.

Na avaliação do jornalista Fernando Molica, entre os desafios do jornalismo nesse cenário está resgatar seu papel de mediador da sociedade.

Também participaram da mesa de encerramento do seminário, nesta sexta-feira, o presidente da Comissão de Educação da Associação Brasileira de Imprensa, Vitor Iório, os jornalistas Luiz Carlos Azedo e o presidente da ABI, Octávio Costa.

x