logo Radioagência Nacional
Geral

Temperatura cai em vários estados do Brasil

Baixar
Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional
21/04/2023 - 14:54
São Paulo

Apesar de estarmos ainda no outono, a temperatura caiu bastante em vários estados nos últimos dias. E vai continuar assim neste feriado de Tiradentes, e no fim de semana, quando vai ter frio intenso e também chuvas mais intensas em algumas regiões do país.  

De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, o motivo é uma massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil desde a última quarta-feira (19), e que derrubou as temperaturas.  

Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul foram registradas as menores temperaturas do ano na madrugada desta sexta-feira (21), com mínimas de 10 e 14 graus, respectivamente.  

Mais ao sul, a neve e a chuva congelada marcaram a passagem da massa polar na última quarta-feira, em Santa Catarina, registrando a quinta vez que o estado teve neve no mês de abril desde 1999. 

O meteorologista do Inmet, Cléber Souza, destaca o contraste entre o frio que acontece no centro, no sul e no sudeste do país, e as chuvas intensas nas outras regiões.

No litoral sul da Bahia, deve ocorrer o maior volume de chuva, superando 100 milímetros em algumas áreas. 

No Amazonas, Amapá e Roraima, e também em parte do Pará e Rondônia, o volume de chuvas pode ultrapassar 80 milímetros. Já no Acre, Tocantins e no sul do Pará, vai chover pouco, abaixo de 50 milímetros. 

Na Região Nordeste, vai chover acima de 70 milímetros no Maranhão, Piauí e parte do Ceará. Também será o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás.

x