![Maria Carolina Santos/Coletivo Marco Zero Conteúdo Situação dos indígenas Warao no Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Dependendo de como bate a luz, o furta-cor pode revelar tons de azul, verde, rosa e inúmeras outras cores, geralmente mescladas.
Assim também é a maternidade, nem sempre um paraíso, muito menos um padecimento eterno. Por isso, o furta-cor foi escolhido como símbolo de uma campanha que quer aproveitar o mês de maio para falar sobre os impactos de todas essas nuances sobre a saúde mental das mães.
As organizadoras do Maio Furta-Cor enfatizam que grande parte do sofrimento materno está relacionado com a sobrecarga de trabalho. E não é à toa.
De acordo com o IBGE, as mulheres dedicam cerca de 10 horas a mais por semana nas atividades de cuidado da casa e de outras pessoas, incluindo os filhos. A psicóloga Nathália Lopes, especializada em atendimento Perinatal, ou seja, voltado para gestantes ou mães de bebês, explica que o movimento foi criado em 2020, porque o isolamento da pandemia de covid-19 intensificou essas desigualdades.
E essas situações costumam vir com carga dobrada para as mães de crianças atípicas, com alguma deficiência física ou intelectual, ou outra condição de saúde. A confeiteira Mariana da Silva Macedo é mãe de um menino típico de cinco anos e de uma menina de três com microcefalia e conta que precisou de algum tempo, e da ajuda de uma terapeuta e de um grupo de mães, para conseguir fazer as pazes com a sua realidade.
E somente quando ela entendeu que precisava dar prioridade a si mesma, começou a sentir menos o peso de todas as coisas que precisa fazer em prol dos filhos
Mas também é preciso atenção com algumas situações que podem abater até mesmo quem pilota a maternidade em um céu de brigadeiro. Grande parte das pessoas vivencia o chamado baby blues após o parto, provocado pelas mudanças hormonais, e caracterizado pela tristeza e fragilidade emocional. Mas, sintomas mais duradouros ou intensos, precisam ser investigados já que a depressão pós parto acomete cerca de 25% da população e precisa de tratamento.
![TV Globo/Divulgação Brasília (DF) 19/01/2025 - Morre, aos 92 anos, o jornalista Léo Batista.
Foto: TV Globo/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)