Gripe aviária: Brasil registra 8 casos confirmados até o momento

Publicado em 23/05/2023 - 15:29 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil está em emergência zoossanitária, pelos próximos 180 dias, por causa dos casos de gripe aviária.

A decisão é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (22).  

A medida tem o objetivo de evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, além de proteger a fauna e a saúde humana.  

Com a declaração de emergência, os governos vão poder se articular e mobilizar recursos para garantir força de trabalho, logística e equipamentos. 

Nessa segunda-feira, foram confirmados três novos casos positivos para influenza aviária nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória, no Espírito Santo, em aves conhecidas como trinta-réis-de-bando. 

Até o momento, já são oito casos confirmados, sendo sete no estado do Espírito, em outros municípios como Marataízes, Cariacica, Nova Venécia; e um no Rio de Janeiro, em São João da Barra.  

De acordo com a ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, o registro de novos casos não deve gerar impactos nas exportações ou risco ao abastecimento.  

O presidente da Associação, Ricardo Santin, destaca que não há qualquer risco no consumo dos produtos, mas o surgimento dos casos liga o sinal de alerta. 

Segundo o Ministério da Agricultura, por não haver registro na produção comercial, não há mudanças no status brasileiro de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal. 

Em nota, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo informou que, após a confirmação de gripe aviária em Nova Venécia, foram identificadas 24 pessoas que poderiam ter tido contato com a ave contaminada. Todas estão em monitoramento, sendo que apenas uma delas apresentou sintomas gripais leves. 

Em 2022, o Brasil produziu 14 milhões e meio de toneladas de carne de frango e exportou 4 milhões e oitocentas mil toneladas.

A expectativa para este ano é que as exportações cheguem a 15 milhões de toneladas. 

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo