Mutirão nacional emite certidão de nascimento à população vulnerável

Publicado em 08/05/2023 - 15:38 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil possui cerca de 2,7 milhões de pessoas que não possuem certidão de nascimento: 2% da população. E a maior parte é formada por pessoas em situação de rua. 

O índice ainda alto de brasileiros sem certidão de nascimento pode ser explicado por fatores como desinformação, analfabetismo, burocracia e comunidades isoladas.

Na tentativa de mudar esse quadro, um esforço concentrado em todo o país reúne, nesta semana, diversos órgãos, para emitir o documento à população socialmente vulnerável.

A iniciativa é da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e vai beneficiar também refugiados, povos originários, ribeirinhos, presos e egressos, além de pessoas em cumprimento de medidas de segurança ou situação manicomial.

A emissão da certidão de nascimento é importante porque com ela o cidadão passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos básicos garantidos, como à saúde e à educação. Ou seja, deixa de ser invisível. 

Além disso, com o registro, o cidadão pode tirar outros documentos importantes, como explica o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

"A partir deste documento, que é gratuito - mesmo em segunda ou terceira via, não importa: ele vai ao posto de atendimento e vai obter o documento. E a partir daí, ele pode obter título de eleitor, registro de identidade, ser encaminhado para os programas sociais, vai poder também se capacitar para obter trabalho...".

Durante o mutirão, as certidões vão ser emitidas, inclusive, eletronicamente, com o registro digital. E quem perdeu o documento ainda vai poder tirar uma segunda via. Caso da Julia Sabino, que chegou há dois dias a Brasília.

"Eu moro na rua daqui de Brasília, mas sou do Ceará. A coisa está difícil. Perdi tudo e vim aqui para pedir ajuda do Centro POP. E graças a Deus que tinha esse carro aqui para tirar documento, né?".

A Semana Nacional do Registro Civil, chamada de Registre-se!, acontece de hoje até sexta-feira (12) nas capitais de todo o país.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Braskem: moradores falam sobre a vida após a desocupação de bairros

Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Esses são os bairros “fantasmas” no entorno da lagoa do Mundaú, em Maceió, que foram evacuados pelo risco de desabamento recorrente da exploração mineral de sal-gema pela empresa petroquímica Braskem.
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lula destaca papel do Brasil na COP e rumo à liderança ambiental

O presidente Lula encerrou a sua participação na Conferência do Clima das Nações Unidas, neste domingo, declarando que o evento consolidou ainda mais a importância do Brasil nas discussões ambientais.

Baixar arquivo
Política

Lula em Berlim: presidente fala dos desafios no acordo Mercosul-UE

O presidente Lula chegou a Berlim na Alemanha neste domingo e um dos focos das negociações brasileiras é o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que vem sendo costurado há anos e corre risco de não ser finalizado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cúpula Social do Mercosul é retomada após 7 anos

A Cúpula Social do Mercosul, evento que marca a participação da sociedade civil nas decisões do bloco, será retomada depois de sete anos.

Baixar arquivo
Geral

Segunda etapa do Revalida acontece neste fim de semana

A prova de habilidades clínicas é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Baixar arquivo
Geral

Mais um tremor de terra é registrado em mina de Maceió

Foi registrado um abalo sísmico de magnitude 0,89, a 300 metros de profundidade.

Na sexta (1), um outro abalo já havia sido registrado no mesmo local, o que coloca em alerta máximo a Defesa Civil.

Baixar arquivo