Com muitos imigrantes, Guarulhos quer benefícios de cidade fronteira

Publicado em 17/06/2023 - 10:32 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

O município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, quer ser reconhecido como “cidade de fronteira do Brasil” pelo governo federal e, por isso, o prefeito Gustavo Henric Costa protocolou um ofício ao Ministério de Portos e Aeroportos.

O motivo é a chegada frequente de cidadãos do Afeganistão ao Brasil, pelo aeroporto internacional, desde a retomada do poder no país asiático pelo regime Talibã em 2021. Nessa quinta-feira, 141 afegãos estavam acampados no terminal, à espera de acolhimento.    

O objetivo da gestão municipal é ter acesso a verbas e recursos que são característicos de políticas públicas de lugares que recebem e acolhem refugiados. Apesar de Guarulhos não ser ladeado por países vizinhos, a gestão do município defende que a chegada dos refugiados em grande quantidade coloca a cidade em uma situação parecida.    

Em fevereiro deste ano, o número de famílias nos saguões do terminal chegou a zerar. Mas, logo voltaram a chegar afegãos, e no início de abril, a prefeitura de Guarulhos fez o primeiro pedido para ser considerada cidade de fronteira.     

Em setembro de 2021, o governo brasileiro publicou uma portaria estabelecendo a concessão de visto temporário a cidadãos afegãos. Até o dia 14 deste mês, o país recebeu 2.842 imigrantes.     

Em nota, a prefeitura de Guarulhos informa que, apesar de não ser responsabilidade do município, a gestão acompanha a situação dos afegãos acampados no aeroporto, e que todas as 127 vagas para acolhimento mantidas pela cidade estão lotadas. Ainda de acordo com a prefeitura de Guarulhos, enquanto os refugiados estão no aeroporto, o município garante a segurança alimentar, água e cobertores, além de atendimento emergencial à saúde, se necessário.    

O gabinete do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou o recebimento do ofício. O documento foi encaminhado ao Grupo de Trabalho Política Nacional de Migrações, do Ministério da Justiça, que tem a competência para dar encaminhamento à solicitação.  

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo