Lula vai convidar príncipe saudita para discutir investimentos

Publicado em 24/06/2023 - 12:22 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Antes de embarcar de volta para o Brasil, na madrugada deste sábado (24), o presidente Lula falou com jornalistas, em Paris. E evitou comentar a situação na Rússia, após a rebelião do grupo mercenário Wagner, que atuava no conflito em pró dos russos e contra a Ucrânia. Lula reforçou que é a favor da paz, mas afirmou que ainda precisa ter conversas para se inteirar do assunto.

Neste sábado, o presidente Russo, Vladimir Putin, decretou um regime antiterrorista na capital Moscou. E deu as “ordens necessárias” para que o Exército retome o controle do país.

Ainda em Paris, Lula falou também sobre o acordo Mercosul União Europeia. Disse que a resposta dos países do Sul sobre a carta adicional dos países europeus deve ocorrer até o final deste ano.

Durante a viagem estava previsto um encontro do presidente com o príncipe da Arábia Saudita, Mohamed Bin Salman. A reunião não ocorreu por um problema de agenda. É que o compromisso de Lula com o presidente francês, Emanuel Macron, terminou tarde, segundo o Itamaraty. Mas as conversas com a Arábia Saudita ainda deverão ocorrer. O presidente Lula afirmou que vai pedir ao Itamaraty que convide o líder saudita para discutir negócios com empresários brasileiros E que o cancelamento da agenda não tem relação com o fato de Bin Salman ser o príncipe que presentou o ex-presidente Jair Bolsonaro com as joias milionárias.

Lula chega ao Brasil neste sábado no final da tarde.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma Conselho Nacional de Política Indigenista

O colegiado foi fechado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frente fria no Sul do Brasil nos próximos dias

Em São Paulo, a temperatura vai cair, também, a partir desta quinta (18), com chance de chuvas e alagamentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Répteis de solo arenoso serão extintos com aumento de temperaturas

É o que aponta um estudo do Instituto de Biologia da Unicamp Universidade Estadual de Campinas. O resultado da análise mostra que, em 2040, mesmo com níveis moderados de gases de efeito estufa, o lagarto do rabo vermelho vai deixar de existir.

Baixar arquivo