Um ciclone extratropical e uma frente fria atingem a região Sul do país nesta quarta (12) e quinta-feira (13).
A previsão da meteorologia indica chuva, frio e vento em áreas, principalmente, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O ciclone surge porque uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, ganha força e deve avançar sobre o Sul do Brasil.
As consequências devem ser sentidas também no Sudeste, Centro-Oeste e até no sul da região amazônica, o que normalmente não acontece.
É o que explica o meteorologista do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Mamedes Luiz.
Nesta terça (11), as temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva, mas, a partir de quarta, o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul.
Na quinta-feira, a previsão é de que o ar frio atinja áreas de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/04/2023 - Fachada do ministério de Relações Exteriores.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Ahmad Al-Kerdi/ Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Thiago Kaue / SecomGOV Santa Catarina 07/12/2024 Governador acompanha na Defesa Civil situação das chuvas em SC e reforça o trabalho de proteção à população. Foto: Thiago Kaue / SecomGOV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcos Santos/USP Imagens vestibular.jpg](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)