Com duas peças e mais pele a mostra, o biquíni foi lançado no verão europeu em 5 de julho de 1946. As linhas inovadoras do traje de banho moderno partiu do engenheiro automotivo francês Louis Réard e ganhou o nome em referência a Atol de Bikini, no Oceano Pacífico. O designer aproveitou que a região tinha bastante atenção da mídia por conta dos testes atômicos.
Mas, apesar de ser algo ousado para os anos quarenta, gerando muita polêmica, há registros mais antigos do uso de algo parecido com o biquíni. Um mosaico romano do século IV mostra duas mulheres usando faixa peitoral e tanga enquanto praticam esporte.
No início do século XVIII, as mulheres usavam vestidos de banho longos e levavam um tipo de carrinho puxados por cavalos para se despir na água sem serem vistas. A partir do final do século XIX, essas roupas começaram a ficar menos volumosas. Ainda assim, em 1907, uma nadadora foi presa por treinar em uma praia de Boston, nos Estados Unidos, com um tipo de roupa justa.
A moda praia progrediu nos anos de 1920. Mulheres passaram a usar vestidos mais curtos e justos, na mesma proporção das roupas usadas pelos homens em banhos públicos. Com a ascensão da prática do banho de sol como um evento social nos anos de 1930, os trajes chegaram a ser apresentados em duas peças, porém grandes, cobrindo o umbigo e com tecido reforçado.
Até que, no pós-Segunda Guerra Mundial, a piscina parisiense Molitor realizou uma competição de traje de banho. Foi aí que o francês Louis Réard mostrou o novo modelo de duas peças com top de alças finas e calcinha com umbigo de fora. Nenhuma modelo quis vesti-lo com medo de ficar mal falada. A apresentação do modelito ficou por conta da dançarina de boate Micheline Bernardini. Ela foi a primeira mulher a usar um biquíni, como conhecemos hoje.
Todos os anos, 5 de julho é lembrado como o Dia do Biquíni em homenagem a data em que Louis Réard apresentou o designer de biquíni que conquistaria as novas gerações.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: Márcia Dias
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão