logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Arqueólogos começam escavações no DOI-Codi em SP nesta quarta (2)

Baixar
Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional
01/08/2023 - 16:26
São Paulo
São Paulo - Fachada do antigo Doi-Codi de São Paulo, onde foi assassinado o metalúrgico Manoel Fiel Filho, em 1976 (Rovena Rosa/Agência brasil)
© Rovena Rosa/Agência Brasil

O prédio do Doi-Codi, onde funcionou um centro de tortura durante o período da ditadura militar, vai ser minuciosamente examinado por arqueólogos, a partir desta quarta-feira, dia 2, até 14 de agosto. O órgão, cujas siglas significam Destacamento de Operações de Informação e Centro de Operações de Defesa Interna, era subordinado ao Exército.

No local, na Vila Mariana, utilizado para interrogatórios de opositores, sob tortura, foram registrados assassinatos. Ali foi encontrado, por exemplo, o corpo de uma das vítimas mais emblemáticas do período da repressão - o jornalista Vladimir Herzog - no final de 1975. 

Os trabalhos no prédio serão realizados por pesquisadores da Unifesp – a Universidade Federal de São Paulo; da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, e da UFMG - a Universidade Federal de Minas Gerais.

Em nota, os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, informam que pretendem explorar, nas escavações, os vestígios materiais e a memória associada a esse importante local de violações de direitos. Depois desse trabalho, deve ser criado um espaço de memória do estado de São Paulo, permitindo que a sociedade possa acessar informações e interpretações sobre o passado, com visitas guiadas às escavações, oficinas com estudantes e professores, além de mesas e debates com ex-presos, pesquisadores e defensores dos direitos humanos.

x