Após o aumento acentuado da temperatura ao longo desta semana, com as máximas podendo superar os 30ºC no Rio Grande do Sul. Um novo período de instabilidade se aproxima. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, temporais isolados devem retornar ao estado já nesta quinta-feira (17).
Uma zona de baixa pressão associado ao fluxo de umidade da Amazônia pode provocar rajadas de ventos e eventual queda de granizo nas Regiões Metropolitanas, da Campanha, Sul, Centro e Vales.
A Defesa Civil alerta ainda para a intensificação dos temporais na sexta-feira quando a formação de um ciclone extratropical no oceano deve trazer rajadas de ventos mais fortes sobretudo nas Regiões Litorânea e da Serra.
O meteorologista da Sala de Situação do estado, Lucas Fagundes, explica que na sexta-feira essas instabilidades ganham força na Campanha, Oeste, Centro, Sul, Vales, Região Metropolitana e Serra Gaúcha.
Os ventos devem perder força no domingo e as temperaturas devem cair consideravelmente com a ação de uma massa de ar seco e frio. Em caso de temporal com ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem dentro de casa com as janelas fechadas, aparelhos elétricos e registros de água e gás fechados.
Caso esteja na rua, é importante procurar um lugar seguro longe de árvores.
Os telefone de emergência são o 190 e o 193, também é possível solicitar alertas da Defesa Civil via SMS pelo número 40199.