Um preço menor, menos tempo de espera e mais segurança são fatores que fariam as pessoas usarem mais o transporte público no Brasil. As informações foram levantadas por uma pesquisa da CNI, a Confederação Nacional da Indústria.
De acordo com os dados, o ponto principal é o preço das passagens. Um quarto dos entrevistados desejam redução das tarifas. Além de menos tempo de espera e mais segurança. Outros fatores são: maior quantidade de linhas e percursos; aumento do conforto e da qualidade dos veículos; e menos tempo dentro do transporte público.
Para 57%, a gestão local da mobilidade urbana é pouco ou nada avançada. E a grande maioria, 9 em cada 10 pessoas, vê a necessidade de mais investimentos.
O especialista em Infraestrutura da CNI, Ramon Cunha, defendeu a parceria entre os setores público e privado.
A pesquisa mostra que o ônibus é o principal meio de transporte, utilizado por mais de 60% dos entrevistados. No entanto, o nível de satisfação é muito baixo, a segurança, o conforto e o tempo de espera receberam apenas nota 3 de 10.
Nós pedimos um posicionamento dos Ministérios das Cidades sobre os resultados da pesquisa; mas até o fechamento desta reportagem não tivemos resposta.