logo Radioagência Nacional
Geral

Consórcio Rio + Verde ganha licitação para gerir o Jardim de Alah

Baixar
Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional *
21/08/2023 - 16:29
Rio de Janeiro

O resultado da licitação de parceria público privada para revitalização do Jardim de Alah, parque público na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21).

O consórcio Rio + Verde, empresa vencedora da licitação, vai gerir a área por 35 anos e assumirá os custos da revitalização estimada em R$ 112,6 milhões. Em troca, poderá explorar comercialmente a área, com a instalação de quiosques e lojas.

O projeto prevê várias modificações como a recuperação de jardins, a instalação de quiosques com bares e restaurantes e a reforma das ciclovias.

O parque tem uma função muito importante na região, além de ser o ponto de ligação entre os bairros de Ipanema e Leblon, faz a ligação entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o mar, através de um canal que ajuda na renovação das águas da lagoa.

Na próxima fase inclui pedidos de alvará e outras licenças, ambiental, de patrimônio e urbanística. Mesmo com o projeto seguindo tramites legais, grupos de moradores amarraram faixas pretas nas grades do jardim. Como forma de protesto, contra a concessão, a preocupação dos moradores é que o projeto leve a uma descaracterização do espaço.

* Com supervisão de Tâmara Freire.

x