A população vai poder eleger qual será o tema a ser adotado para a Campanha de Conscientização de Segurança no Trânsito para o ano de 2024, acessando a página do Ministério dos Transportes, no endereço gov.br/transporte.
Lá, o usuário encontra o link que leva até a enquete de votação da Semana Nacional de Trânsito. As três opções de temas disponíveis para a campanha do próximo ano são as seguintes: "A vida pede calma no trânsito"; "No trânsito, gentileza faz a diferença"; e "Paz no trânsito começa por você".
Uma dessas três mensagens, aquela com maior percentual de votos, será escolhida para estar em todo o material educativo e de divulgação de toda a Campanha. A enquete vai ficar disponível até o dia 6 de setembro.
A mensagem escolhida pelo voto popular será encaminhada ao Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, que é o órgão responsável por editar a resolução que trata sobre o tema a ser usado nas campanhas educativas do próximo ano.
Neste mês, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou um levantamento mostrando que entre 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes no trânsito, em relação à década anterior. Os pesquisadores utilizaram informações extraídas do DataSus, plataforma do Ministério da Saúde, e de ocorrências em rodovias registradas pela Polícia Rodoviária Federal no período. Foram cerca de 392 mil mortes em acidentes envolvendo todo tipo de veículo de transporte terrestre e também atropelamentos.
O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que ocorrerá entre 18 e 25 de setembro, é: “No Trânsito, Escolha a Vida”. A orientação é que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, em todo o país.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 21/09/2024 - Praça Roosevelt recebe a segunda edição da Parada PCD, que celebra a diversidade, a inclusão e o orgulho de ser PCD. A parada acontece no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![dra.deolanebezerra/Instagram Brasília (DF), 24/09/2024 - Advogada e influencer Deolane Bezerra. Foto: dra.deolanebezerra/Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 05/09/2024 – O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, durante entrevista coletiva para comentar os resultado do Tesouro Nacional de julho
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)