O governo federal prepara um conjunto de ações e programas com o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional.
A nova política recebeu o nome de Plano Brasil Sem Fome e foi aprovada pelo pleno da Caisan, Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, que reúne 24 ministérios.
Nesta quarta-feira (30), em coletiva de imprensa em Teresina, capital do Piauí, Valéria Burity, secretária Extraordinária de Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento Social, explicou os três eixos do Plano Brasil sem Fome.
Segundo Valéria Burity, o novo plano foi inspirado em programas como o Fome Zero e o Brasil sem Miséria, e leva em conta o contexto de aumento da desigualdade social no país.
A ação vai contar com caravanas para realizar pactos com os estados e municípios, visando o combate à fome, além de busca ativa para chegar às pessoas que sofrem, principalmente, com insegurança alimentar grave.
Sobre esse aspecto, a coordenadora-geral de Apoio à Gestão do Sisan, Luiza Trabuco, destacou que a meta é que o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional se assemelhe ao Sistema Único de Saúde.
De acordo com dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil, a fome avançou no país em 2022 e atinge 33 milhões e 100 mil pessoas.
A cerimônia de lançamento do Plano Brasil sem Fome está prevista para esta quinta-feira, em Teresina, Piauí, com a participação do presidente Lula.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/01/2025 – A escritora Conceição Evaristo é homenageada com mural com sua imagem na zona portuária do Rio de Janeiro que preserva diversos elementos da chegada dos africanos escravizados e da cultura produzida por eles no Brasil. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jean Bizimana/Reuters/proibida a reprodução Agentes de segurança de Ruanda recebem pessoal humanitário e suas famílias que fogem de Goma, no leste do Congo
27/1/2025 REUTERS/Jean Bizimana](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 29/01/2025 - O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, participa da cerimônia de anúncio do financiamento do BNDES à concessionária EPR Litoral Pioneiro, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Arquivo Agência Brasil Salvador - Olodum anima o carnaval na capital baiana](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)