O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu dois alertas de perigo para este sábado (19), relacionados à formação de um ciclone extratropical que deverá permanecer na faixa litorânea entre a Argentina e o Uruguai até domingo (20).
O primeiro alerta é por causa do vendaval que pode chegar a 100 km/h, na faixa litorânea entre Santa Catarina e todo litoral gaúcho. Há risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.
A outra área em perigo, por causa de tempestade, é a faixa que abrange o Mato Grosso do Sul e todo o interior de São Paulo. A previsão é de acumulado de chuva de até 100 mm ao longo do dia, fortes ventos e queda de granizo. O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos nas plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Ao longo do sábado, a frente fria chega ao sul e sudeste de Minas Gerais e do Rio de janeiro, provocando fortes pancadas de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas, mais granizo e rajadas de vento de 70 km/h, principalmente, na faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Nessa sexta-feira, moradores filmaram um temporal que destruiu um parque de exposições e a cobertura de um campo de futebol, no município de Urubici, em Santa Catarina. Ninguém ficou ferido.
O ciclone extratropical também deve provocar fortes rajadas de vento no litoral uruguaio e argentino.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)