O ministro das Cidades, Jader Filho, assinou, na manhã desta segunda-feira (14), três ordens de serviço para a obra complementar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de um dos principais sistemas de esgotamento sanitário na capital maranhense.
Os investimentos somam mais de R$ 47 milhões em recursos federais e estaduais para a Grande São Luís. Uma das obras é de infraestrutura de saneamento básico, que deve aumentar a capacidade de coleta, pelas redes de esgoto, de pelo menos 10 bairros da capital maranhense, atendendo cerca de 350 mil pessoas.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve presente na cerimônia que ocorreu no Palácio dos Leões, sede do governo estadual.
De acordo com último relatório de Saneamento do Instituto Trata Brasil, São Luís, capital com mais de um 1,1 milhão de habitantes, está na posição número 86 no ranking nacional de tratamento. Menos da metade da população tem atendimento à rede de esgoto, e apenas 20% têm esgoto tratado. Isso equivale a 37 piscinas olímpicas, diariamente, de esgoto sem tratamento.
Durante a tarde, o ministro Jader Filho e o governador Carlos Brandão participam da inauguração de mais duas Estações de Tratamento de Água no interior do Estado.
Essas Estações devem permitir a manutenção dos sistemas antigos, aumentando a produção de água e a universalização do acesso para a população. Ao todo, devem ser beneficiados mais de 52 mil habitantes no município de Chapadinha e aproximadamente 50 mil habitantes no município de Pinheiro.