Pesquisa diz que 40% das pessoas querem regulação das mídias sociais

Publicado em 17/08/2023 - 18:01 Por Gabriel Corrêa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

Liberdade de expressão é um tema de alta prioridade. Essa é a opinião de pessoas ouvidas em pesquisa realizada pelo Instituto Sivis, uma organização social sediada em Curitiba, Paraná.  

O estudo quis saber a opinião sobre assuntos como: os limites previstos na lei; experiências com autocensura; tolerância; e regulação das mídias sociais. 1.128 pessoas participaram.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos entrevistados não deixaram de expressar opiniões políticas com frequência, principalmente, em família; e nunca ou raramente deixaram de postar algum assunto em mídias sociais. 

Mas, há um grande desalinhamento da opinião pública sobre o significado da liberdade de expressão e sobre o que é ou não proibido em lei, como explica Jamil Assis, assessor de relações institucionais do Instituto Sivis. 

No estudo, 35% das pessoas ouvidas entendem que "defender publicamente que o STF está prejudicando a democracia” seria proibido; já outros 37% dizem que não.

Já 38% dos entrevistados afirmam que "é permitido protestar, pedindo intervenção militar"; mas, 42% discordam.  

Erik Moraes, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, no Maranhão, explica que um pedido de intervenção militar configura crime porque ultrapassa o limite de liberdade de expressão. De acordo com o advogado, um elemento comum da liberdade de expressão é a possibilidade de debate sem agressões ou mentiras. 

Quando o tema é regulamentação das redes sociais, 4 em cada 10 pessoas acreditam que tanto as empresas de mídias sociais quanto o Estado deveriam regular conteúdos; enquanto 3 em cada 10 sustentam que não deveria haver qualquer regulação por nenhuma das partes.  

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo