logo Radioagência Nacional
Geral

Restaurante Popular da Central tem capacidade para 3 mil refeições

Baixar
Yuri Miltersteiner - Estagiário da Rádio Nacional*
16/08/2023 - 17:44
Rio de Janeiro

Após 5 anos fechado, o Restaurante Popular da Central do Brasil, no centro do Rio, foi reaberto.

Esta é a 11ª unidade inaugurada no estado. De acordo com o governo, outras quatro serão entregues ainda este ano, em Madureira, na Zona Norte na Capital, em Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense e em Barra Mansa, cidade do sul do estado. Além disso, a unidade do Méier, também na Zona Norte do Rio está prevista para o início de 2024.

O restaurante da Central oferece almoço todos os dias pelo valor de R$ 1, e tem capacidade para servir 3 mil refeições diariamente. Na inauguração foram doadas cerca de 600 pulseiras que davam direito a uma refeição grátis. A procura foi tanta que acabou resultando em tumulto. Mas para o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, isso demonstra a grande demanda e a importância do projeto.

De acordo com o Censo da População de Rua de 2022 feito pela prefeitura do Rio, somente na capital, mais de 7.800 pessoas estão em situação de rua, um aumento de 8,5% em relação a 2020. Mesmo quem tem animais poderá se alimentar no local, que tem uma área reservada para deixar os pets durante o período do almoço, com água e ração.

Outro foco do projeto são os trabalhadores informais, que muitas vezes passam o dia no rua e não têm condições de se alimentar adequadamente. O restaurante será gerido em parceria com o Sesc, que vai preparar as refeições em uma cozinha industrial e levá-las prontas para distribuição no refeitório.

*Com supervisão de Tâmara Freire.

x