A cada 10 médicos, 6 estão em cidades com mais de 500 mil pessoas

Publicado em 12/09/2023 - 23:22 Por Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

 

O Brasil tem 546 mil médicos. São 2,7 profissionais para cada mil habitantes.

A relação coloca o país no mesmo patamar do Canadá, Japão e Estados Unidos . E abaixo de países como Reino Unido, França e Alemanha que tem cerca de 3,7 médicos para cada mil habitantes.

Mas a média brasileira guarda desigualdades profundas. Aqui, os médicos  estão mal distribuídos, concentram-se em poucas capitais e com número insuficiente de especialistas.

Enquanto o DF tem seis médicos para cada mil pessoas, no Maranhão a proporção é CINCO vezes menor: 1,2 para cada mil habitantes.

De cada 10 médicos, 6 estão nas 41 cidades com mais de 500 mil moradores. Nelas, vivem 29% da população. Já as cidades menores, de até 20 mil habitantes, onde vivem 16% dos brasileiros, tem menos de 3% dos médicos.

Olhando para as especialidades, os problemas se aprofundam. No Pará, por exemplo, a taxa de cirurgiões por 100 mil habitantes é seis vezes menor que no DF.

O retrato da distribuição dos médicos pelo país está no estudo Demografia Médica do Brasil feito pela Faculdade de Medicina da USP e a AMB, a Associação Médica Brasileira.

Para José Dolci, Diretor Científico da AMB, os dados renovam um problema antigo. Para ele, a solução passa por políticas que garantam a estrutura dos serviços de saúde e a valorização dos profissionais.

A AMB já tinha lançado, no começo do ano, outro estudo sobre a demografia médica, mas o novo levantamento foi atualizado pelo Censo do IBGE.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo