Uma comitiva do governo federal segue para o município de Lajeado nesta quinta-feira (28) para monitorar a situação no Rio Grande do Sul. Vários ministros e a primeira-dama Janja Silva estarão presentes.
Janja vai representar o presidente Lula, que já está em preparação para a cirurgia que fará nesta sexta-feira (29) no quadril.
E, nessa quarta, em Brasília, Lula recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Nas redes sociais, Lula reafirmou o apoio do governo federal ao Rio Grande do Sul.
O governo anunciou ainda a edição de uma Medida Provisória que destina R$ 1 bilhão em crédito para ajudar o estado a se recuperar dos prejuízos causados pelos eventos climáticos extremos.
Também pelas redes, o governador disse que está preocupado com a previsão de chuvas para os próximos meses, e pediu ações permanentes do governo federal.
Solicitou também a inclusão de todos os municípios gaúchos nos testes pilotos do serviço de alerta, como também a flexibilização de regras do Regime de Recuperação Fiscal.
Já em relação às chuvas, nessa quarta-feira, as águas do rio Guaíba avançaram sobre a cidade e as consequências teriam sido mais graves se não fossem as obras de contenção de cheias.
Mas, na madrugada desta quinta-feira o vento sul mudou a direção o que está ajudando a baixar o nível do rio, que chegou a 3,18 metros no Cais C6 do Centro de Porto Alegre.
Os valores superaram as cotas alcançadas nas enchentes de abril e maio de 1941 de 3,13 metros.
Até o momento, há uma morte confirmada em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado nesta semana.