Desfile de 7 de setembro atrai centenas ao centro do Rio

Publicado em 07/09/2023 - 11:56 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mesmo com o tempo fechado e uma chuva fina, centenas de pessoas assistiram o desfile cívico-militar de 7 de setembro na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro.

Muitos vieram de longe, inclusive com crianças, levando na sacola capa de chuva, guarda-chuva e um lanche.

Dona Vera estava com a irmã, para ver o sobrinho desfilar. As duas vieram de Coelho da Rocha, na Baixada Fluminense.

Juliana Monteiro da Silva veio do Méier, na zona norte. Ela estava com o irmão e o filho de seis anos.

O capitão Irlan, da Polícia Militar do estado, e comandante da UPP do Morro da Providência, no centro do Rio, estava à frente de um grupo de 14 crianças, com idades entre 12 e 15 anos, que participam de projetos sociais oferecidos na unidade. Na chegada ao local do desfile, a curiosidade tomou conta do grupo.

O desfile cívico-militar voltou a acontecer na Avenida Presidente Vargas após dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19 e da comemoração dos 200 anos da Independência, que aconteceu na orla de Copacabana, na zona sul da cidade.

A atleta de tiro com arco Ana Luiza Caetano carregou a tocha para acender a pira. Ana foi campeã do Brasileiro Infanto-Juvenil na modalidade em 2022.

Neste ano, o público acompanhou apresentações do Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira, das Polícias Militar e Civil do Estado do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do estado, da Secretaria de Administração Penitenciária, da Guarda Municipal, além de várias escolas e entidades civis.

O desfile teve, também, diversos blindados, viaturas, motocicletas e tropas a cavalo. E, no céu, a apresentação ficou por conta de aeronaves militares.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga o caso da mulher que levou cadáver do tio ao banco

Funcionários do banco desconfiaram que o homem estava morto na cadeira de rodas e chamaram o SAMU, que confirmou o óbito. O caso aconteceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Em participação numa audiência do Senado, o cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho, pediu que o estatuto tenha “um olhar mais direito à população pantaneira, que sãos os indígenas e ribeirinhos”. Os Guatós pedem que o estatuto inclua estudos antropológicos para a regularização fundiária.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma Conselho Nacional de Política Indigenista

O colegiado foi fechado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frente fria no Sul do Brasil nos próximos dias

Em São Paulo, a temperatura vai cair, também, a partir desta quinta (18), com chance de chuvas e alagamentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Répteis de solo arenoso serão extintos com aumento de temperaturas

É o que aponta um estudo do Instituto de Biologia da Unicamp Universidade Estadual de Campinas. O resultado da análise mostra que, em 2040, mesmo com níveis moderados de gases de efeito estufa, o lagarto do rabo vermelho vai deixar de existir.

Baixar arquivo