O Programa de Trabalho Protegido na Adolescência, foi lançado pela FIA, a Fundação para Infância e Adolescência, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ele é voltado para jovens de 15 e 16 anos, de baixa renda, e oferece cerca de 800 vagas para cursos de qualificação para estágio em instituições públicas e privadas.
Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da própria Fia vão ministrar de educação corporativa e financeira, conhecimentos básicos de português, humanidades aplicadas, mídias sociais, artes cênicas, entre outras disciplinas.
De acordo com a gerente do Programa, Vitória Gomes, o objetivo é diminuir a vulnerabilidade social desses adolescentes
O programa também tem parceiros que oferecerão as vagas de estágio para os atendidos. A inscrição para quem deseja participar ficará abera até o dia 19 de setembro. Alguns dos requisitos é que o adolescente tenha nascido entre primeiro de junho de 2007 e 14 de julho de 2008, e esteja frequentando uma escola pública ou seja bolsista em uma instituição privada.
Também podem participar adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas. Para mais informações do projeto, acesse o site da FIA RJ: fia.rj.gov.br.
*Com supervisão de Tâmara Freire
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil. Brasília-DF 01/02/2025 Senador Davi Alcolumbre foi eleito novo presidente do Senado Nacional. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil O senador Marcos do Val durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para votação do projeto de lei (PLS 166/2018) que altera o Código de Processo Penal para disciplinar a prisão após a condenação em segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/02/2024 – Celebração ao Dia de Iemanjá, na praia do Arpoador. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)