INSS autoriza nomeação de 250 técnicos aprovados no concurso de 2022

Publicado em 19/09/2023 - 19:29 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto Nacional do Seguro Social foi autorizado nesta terça-feira a nomear mais 250 técnicos aprovados em concurso público realizado no ano passado.

Em junho deste ano, mil candidatos aprovados para o cargo de técnico do seguro social foram nomeados.

As convocações ocorrem em meio a outras ações do governo federal para tentar reduzir o tempo de análise de benefícios administrados pelo INSS.

É o caso do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, criado em julho deste ano, que concede bônus de produtividade pago a funcionários que trabalharem além da jornada na análise dos requerimentos e realização de perícias médicas.

Dados divulgados pela Previdência Social no fim de agosto mostram que mais 1 milhão e 600 mil pessoas aguardam processo de aposentadoria, pensão, auxílio incapacidade ou benefício assistencial. E o tempo médio entre a entrada do pedido e a liberação é de 90 dias.

Em declaração recente, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, informou à imprensa que ainda restam cerca de 2 mil candidatos aprovados remanescentes do último concurso para o cargo de técnico, e a urgência em agilizar a fila de benefícios fez com que o governo optasse por aproveitar o processo seletivo e deixar para o próximo ano a realização de novo concurso para analistas.

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou no mês passado a Proposta Orçamentária da Previdência Social para 2024, com a previsão de novo concurso público para a contratação de mais 7.655 técnicos do seguro social e 1.574 peritos médicos. A proposta ainda será submetida ao Ministério da Previdência Social.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo