O Instituto Nacional do Seguro Social foi autorizado nesta terça-feira a nomear mais 250 técnicos aprovados em concurso público realizado no ano passado.
Em junho deste ano, mil candidatos aprovados para o cargo de técnico do seguro social foram nomeados.
As convocações ocorrem em meio a outras ações do governo federal para tentar reduzir o tempo de análise de benefícios administrados pelo INSS.
É o caso do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, criado em julho deste ano, que concede bônus de produtividade pago a funcionários que trabalharem além da jornada na análise dos requerimentos e realização de perícias médicas.
Dados divulgados pela Previdência Social no fim de agosto mostram que mais 1 milhão e 600 mil pessoas aguardam processo de aposentadoria, pensão, auxílio incapacidade ou benefício assistencial. E o tempo médio entre a entrada do pedido e a liberação é de 90 dias.
Em declaração recente, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, informou à imprensa que ainda restam cerca de 2 mil candidatos aprovados remanescentes do último concurso para o cargo de técnico, e a urgência em agilizar a fila de benefícios fez com que o governo optasse por aproveitar o processo seletivo e deixar para o próximo ano a realização de novo concurso para analistas.
O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou no mês passado a Proposta Orçamentária da Previdência Social para 2024, com a previsão de novo concurso público para a contratação de mais 7.655 técnicos do seguro social e 1.574 peritos médicos. A proposta ainda será submetida ao Ministério da Previdência Social.
* Com informações da Agência Brasil.