Não Se Engane #04 desmente fakes sobre doações no RS e 07/09 em BH

O Não Se Engane é uma iniciativa de checagem da EBC

Publicado em 18/09/2023 - 19:03 Por Edgard Matsuki - Brasília

Nesta semana, o Não Se Engane verifica duas mensagens que circularam viralizaram na internet nesta semana. Uma delas surgiu em um vídeo no qual uma mulher acusa o presidente Lula de reter as doações feitas na cidade de Lajeado (RS). A alegação foi desmentida pelo prefeito da cidade, pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Comunicação do governo federal e até pela própria mulher. 

Escute também

Confira desmentido sobre Leite Nan no HU e micro-ondas

Não Se Engane desmente fakes sobre Embraer e Pix 

Desmentimos fakes sobre vacinas e ameaça a cristãos

A outra história falsa, que veio por meio de uma sugestão de espectador, está em uma mensagem que aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido por uma multidão no 7 de setembro de 2023 em Belo Horizonte. O vídeo que viralizou é, na realidade, antigo.

Escute no Player acima e assista no vídeo abaixo:

 

O Não Se Engane vai ao ar todas as sextas-feiras no telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, e será publicado todas segundas-feiras na Radioagência Nacional, no Spotify e no YouTube da TV Brasil

Você pode participar do Não Se Engane enviando a sua sugestão de assunto a ser checado para as redes sociais da EBC: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. Você também pode enviar um e-mail para naoseengane@ebc.com.br. Para aparecer no Não Se Engane, você pode enviar seu vídeo ou seu áudio perguntando se um assunto é verdadeiro ou falso.  

Idealização, roteiro e apresentação: Edgard Matsuki
Apoio à produção: Simone Magalhães
Coordenação de projeto: Beatriz Arcoverde e Cintia Vargas

Assista a outros episódios do Não Se Engane

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo