logo Radioagência Nacional
Geral

Rede Nacional de Trilhas mostra opções para os amantes da natureza

Baixar
Alessandra Esteves - Repórter Radioagência Nacional
24/09/2023 - 09:05
Brasília
Cachoeira do Horto no percurso de trilhas dentro da mata atlântica na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Trilhas são uma atividade prazerosa para os amantes da natureza. É uma forma democrática, saudável e, muitas vezes gratuita, de lazer, que pode incluir trajetos de poucos metros a caminhos que se estendem por centenas de quilômetros.

Criada em 2018, a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade tem o objetivo de divulgar as rotas para ajudar a conservar a biodiversidade e gerar emprego e renda no entorno dos caminhos.

Atualmente, existem mais de 30 trilhas cadastradas na rede, somando cerca de 10 mil quilômetros de trajetos que cortam 51 unidades de conservação, em 20 unidades da federação e 220 municípios. 

Algumas são específicas para caminhadas, outras para bicicletas, enquanto a maioria pode ser feita a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Há trilhas para todos os gostos, variando desde a pequena Caminhos de Rio das Ostras, de 30 km, que pode ser feita em apenas dois dias de caminhada, no Rio de Janeiro, até a gigantesca Transmantiqueira, que se estende por 1.200 km, passando por São Paulo, Rio e Minas, e que leva 70 dias para ser concluída.

A rede permite que as trilhas sejam mapeadas, divulgadas para o público e recebam sinalização padronizada, com símbolos que indicam, por exemplo, a direção da trilha, pontos de interesse e saídas.

Parte das trilhas, com mapas e informações sobre elas, podem ser consultadas no site Etrilhas.

x