Solidariedade expulsa prefeito que defendeu castração de meninas

Publicado em 18/09/2023 - 15:59 Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

O prefeito do município fluminense de Barra do Piraí, Mário Esteves, foi expulso do partido Solidariedade após um vídeo em que aparece defendendo a castração de meninas para o controle de natalidade na cidade sob administração dele. Barra do Piraí tem 100 mil habitantes e, de acordo com a fala do prefeito, registrada em um evento público na quinta-feira passada, "o que não falta em Barra do Piraí é criança".  

Nas palavras do prefeito Mário Esteves, "tem que começar a castrar essas meninas, controlar essa população”. O prefeito completou dizendo que “é muito filho e que deveria ser feita uma lei na Câmara para ser no máximo dois porque, segundo ele, haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos”.   

A direção estadual do Solidariedade divulgou na noite desse domingo que, "diante da gravidade" dessas palavras, decidiu pela "imediata expulsão" de Mário Esteves. O partido diz defender o direito das mulheres, a promoção da equidade de gênero e a luta contra qualquer forma de discriminação.  

Já a prefeitura de Barra do Piraí divulgou nota dizendo que o prefeito "entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar" e que não "teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa". Além disso, a fala teria sido "um momento de descontração", segundo a nota. 

Na semana passada, o Solidariedade já havia expulsado outro filiado, o advogado Hery Waldir Kattwinkel, que defendeu um dos réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Segundo o partido, o advogado usou "falas ofensivas e desrespeitosas" para se dirigir ao STF durante sua argumentação. 

 

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo