A água consumida em comunidades rurais de 12 municípios amazonenses está sem condições de uso devido à poluição e alta quantidade de coliformes fecais. Amostras coletadas nas comunidades rurais, por cerca de 18 meses, apontam alto nível de contaminação da água e poços sem manutenção nas comunidades de todos os municípios visitados, de acordo com a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, a bióloga Luciete Almeira.
De acordo com Luciete, a causa da poluição é, sobretudo, humana, mas variada. A água das comunidades rurais do Amazonas está poluída devido aos poços artesianos sem profundidade suficiente, lixo despejado pelas embarcações e fezes de animais domésticos e de pastagem.
Nas comunidades próximas ao rio Urubu, afluente do rio Negro, e rio Amazonas, por exemplo, as famílias sobrevivem da agricultura e criação de gado e porcos. A presença dos coliformes fecais, que aumenta por causa da pastagem, atinge a água captada pelos ribeirinhos para os afazeres domésticos e até para o consumo.
Com a atual situação de estiagem, o problema tende a piorar. Com os rios mais secos, carcaças de peixes se acumulam mortos por causa da baixa oxigenação da água e alguns moradores precisam caminhar por mais de uma hora para alcançar os rios. Poços artesianos são a única alternativa para alguns.
O problema da qualidade da água consumida foi encontrado em todos os municípios visitados, por isso, a bióloga Luciete Almeira aponta que as condições de consumo são muito graves e que a situação pode se repetir em outras cidades amazonenses.
Os pesquisadores também conversaram com as comunidades e reuniram recomendações sobre medidas sanitárias que podem ser adotadas pelas autoridades públicas.
![Casa Branca/Divulgação Estados Unidos, 25/01/2025 - Migrantes deportados pelo governo Donald Trump nos Estados Unidos embarcam em avião militar de volta ao Brasil. Foto: Casa Branca/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 24/10/2024 - O governador do Rio, Cláudio Castro, fala à imprensa com os secretários de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, de Polícia Civil, Felipe Curi, e de Segurança Pública, Victor dos Santos, após a morte de três pessoas baleadas na Avenida Brasil, próximo do Complexo de Israel, onde acontecia uma operação da Polícia Militar, na Zona Norte. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 10/11/2024 –Segundo dia do Enem: candidatos respondem a 90 questões até 18h30
Candidatos chegaram cedo para evitar surpresas antes da prova
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia Autoexame câncer de mama](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 30/05/2023 - O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, dá entrevista coletiva para comentar o resultado do Tesouro Nacional de abril. Fot José Cruz/Agência Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Flávio Dino durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)