Mais de 2 milhões votaram nas eleições para o Conselho Tutelar

Publicado em 18/10/2023 - 21:30 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Pelo menos 2,3 milhões de pessoas foram às urnas em todo o país para eleição de Conselheiros Tutelares, pleito realizado no início do mês.

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério do Direitos Humanos e Cidadania, nas capitais, mais de 1,7 milhão de eleitores votaram na eleição para conselheiros tutelares, número 34% superior ao registrado em 2019.

21 cidades ofereceram transporte gratuito para garantir a participação dos eleitores, entre elas as capitais São Paulo, Fortaleza, Palmas e São Luís.

No Rio Grande do Sul, algumas localidades tiveram eleições adiadas por conta das fortes chuvas; já em cidades na região amazônica, houve pouca participação devido à seca dos rios, importantes vias de transporte.

Em Natal, o Ministério Público recomendou adiar a votação em virtude de equívoco na distribuição das urnas eletrônicas.

O Conanda, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, recomendou a todos os municípios, que não tenham realizado a votação no dia 1º de outubro, que agendem a nova data para o dia 29 deste mês.

O ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida encaminhou ofícios aos chefes do Ministério Público dos estados de Minas Gerais e de Alagoas solicitando providências para garantir a participação popular por meio de voto direto, secreto e facultativo nos seis municípios que não tiveram eleições diretas para a escolha dos representantes dos conselhos tutelares.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo