Proibida a venda e anúncio de produtos para cura do transtorno autista

Publicado em 26/10/2023 - 17:07 Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O anúncio e a venda de produtos na internet com dióxido de cloro que prometem a cura do transtorno autista ou redução de efeitos de vacinas deverão ser retirados do ar. 

Caso as empresas não cumpram a decisão, estarão sujeitas a multas diárias de R$ 100 mil. A determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor, que notificou as empresas Shopee, Magalu, Nutrafóton e Farmácia Viva sobre a venda de produtos falsos com a substância. 

O dióxido de cloro é usado como desinfetante, alvejante e no tratamento de água. Segundo a Anvisa, essa substância não tem aprovação como medicamento em nenhum lugar do mundo. 

E a ingestão traz riscos para a saúde, como explicou o neurologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Anderson Nitsche.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, classificou como grave a disseminação de informações falsas de saúde.

A reportagem entrou em contato com as empresas notificadas. Mas, até o fechamento da matéria, apenas a Magazine Luiza respondeu e disse que não vai se posicionar. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Sul pode enfrentar temporais com granizo nesta semana

A semana será com chuva e frio na região Sul do país. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MS: municípios afetados por incêndios estão em situação de emergência

A medida tem validade por 180 dias e vale para incêndios em parques, áreas de proteção ou em locais com a propagação do fogo sem controle. A região registrou, até esse domingo, mais de 3 mil focos de incêndio.

Baixar arquivo
Geral

RS: município de Muçum teme perder indústria

A pequena cidade de cinco mil habitantes, assim como outros municípios do Vale do Taquari afetados pela enchente de maio, vive uma onda de migração.

Baixar arquivo
Geral

Bumba Boi de Axixá completa 65 anos neste ano

O grupo, fundado em 1959, na pequena cidade maranhense de Axixá, não surgiu como pagamento de promessa, como é o caso de vários Bois do Maranhão, mas sim pelo amor à cultura popular e ao Auto do Bumba Boi.

Baixar arquivo
Educação

Governo de SP diz que escola cívico-militar não fere a Constituição

A manifestação foi enviada em resposta ao pedido do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que julga uma ação protocolada pelo Psol que contesta a aprovação de uma lei no estado que instituiu as escolas cívico militares.

Baixar arquivo
Geral

Pantanal registra mais de três mil focos de incêndio neste ano

As queimadas no Pantanal fazem o Brasil liderar o ranking de focos de incêndio na América do Sul.

Baixar arquivo