logo Radioagência Nacional
Geral

Rio tenta retomar normalidade após ataques em ônibus e trem

Baixar
Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional
24/10/2023 - 10:39
Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro tenta voltar à normalidade nesta manhã de terça-feira após diversos ataques perpetrados por milicianos na noite do dia anterior.

Trinta e cinco ônibus e uma cabine de trem foram incendiados pelos criminosos em diversos bairros da Zona Oeste, o que impactou a mobilidade de toda a região na volta pra casa. Cinco estações do sistema de corredor de ônibus do BRT, que é a principal forma de ligação entre a Zona Oeste e o restante da cidade, também foram atingidas.

Nesta manhã, 20% da operação de ônibus comuns ainda estavam prejudicadas, e o BRT funcionava com irregularidade. A circulação de trens no ramal Santa Cruz, que atende à região, também foi afetada, com a suspensão de trens especiais e expressos.

Os ataques prejudicaram as aulas de mais de 17 mil estudantes de 45 unidades. Por causa da insegurança, muitos sequer puderam sair no horário normal nessa segunda.

O prefeito Eduardo Paes afirmou que está tentando restabelecer todos os serviços públicos da região, mas 20 escolas estão fechadas. 

Os ataques foram uma retaliação planejada pela maior milícia da Zona Oeste após a morte de um de seus integrantes, em confronto com a polícia.

Doze pessoas foram presas ainda nessa segunda-feira. Todo efetivo das forças de segurança está nas ruas buscando outros responsáveis pelos ataques, principalmente, os chefes desses grupos criminosos.

x