Argentinos voltam às urnas neste domingo para escolher presidente

Publicado em 19/11/2023 - 07:04 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste domingo, os argentinos voltam as urnas para escolher seu novo presidente da República no segundo turno mais disputado desde a redemocratização do país. 35 milhões de eleitores estão aptos para votação.

No primeiro turno, o candidato governista Sergio Massa, que representa o Peronismo, surpreendeu e ficou na frente com 36% dos votos.

O outro concorrente é Javier Milei, da coalizão de extrema-direita, que alcançou 30% dos votos no primeiro turno. A direitista Patritica Bulllrich, somou 23%, e de imediato declarou apoio à Milei.

Roberto Goulart Menezes, coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília, analisa que os indecisos devem decidir as eleições.

Sergio Massa é o atual ministro da economia, enfrenta a forte crise econômica do país, com a inflação ultrapassando 130% nos últimos 12 meses. Com 51 anos, ele disputa as eleições pela segunda vez. Em 2015, acabou em terceiro lugar.

Já Javier Milei, que se considera um anarcocapitalista, prometeu em campanha se afastar do Brasil, sair do Mercosul, fechar o banco central do seu país e dolarizar totalmente a economia argentina.

A política externa virou um dos principais debates das eleições. Roberto Goulart Menezes aponta que Milei pode dar um giro nas relações exteriores do país, se afastando até do ingresso aos Brics.Nesta semana, ao comentar as eleições argentinas, o presidente Lula disse que o povo argentino é soberano, mas ressaltou que é preciso que o país vizinho tenha um presidente que goste de democracia, que respeite as instituições, que goste do Mercosul e que goste da América do Sul.

 

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo