Dia Mundial da Adoção: crianças com deficiência são menos adotadas

Publicado em 09/11/2023 - 16:42 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil, o número de crianças e adolescentes com problemas de saúde ou alguma deficiência, que estão disponíveis para adoção é quatro vezes maior do que os perfis que estão de fato em processo de adoção. Entre os processos de adoção em andamento, menos de 5% envolvem crianças com alguma deficiência.

Na contramão desse dado do Sistema Nacional de Adoção, está a aposentada Fátima Amarante. Mãe biológica de Fernanda, resolveu adotar outra menina, há 23 anos. Na época, quando conheceu a pequena Gabriela, teve certeza de que era a segunda filha que buscava, mesmo com problemas de saúde. Hoje com 29 anos, a caçula adotada tem a visão de apenas um olho e hidrocefalia. Fátima conta que Fernanda levou mais amor para o seio familiar e também ensinamentos.

No Brasil, tramitam mais de 5 mil processos de adoção, atualmente. Desse total, menos de 15% são de crianças negras. O que é um dos problemas, quando o assunto é adoção no Brasil.

Para o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, cabe ao Estado brasileiro garantir o direito das crianças em terem uma família e tornar os processos mais seguros e também menos burocráticos. Por outro lado, ele reconhece que uma base de discriminação ainda sustenta esse dado de tantas crianças ficarem sem uma família.

No total, o Brasil tem 4.500 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. E quase 36 mil pessoas ou famílias estão dispostas a adotar. Na ponta do lápis, fica assim: para cada criança que espera ser adotada, existem quase 8 famílias na fila da adoção.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo