Em 30 anos, número de dias com ondas de calor passou de 7 para 52

Publicado em 13/11/2023 - 19:57 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), divulgado nesta segunda-feira (13), mostra que no Brasil o número de dias com ondas de calor passou de sete para 52 em 30 anos.

Para avaliar as mudanças climáticas no Brasil, o estudo identificou séries de precipitação, temperatura máxima e outros três índices derivados, considerados extremos climáticos: dias consecutivos secos, precipitação máxima em cinco dias e ondas de calor. 

Os cálculos efetuados para todo o território brasileiro consideraram o período de 1961 a 2020.  

Entre 1961 e 1990, o número de dias com ondas de calor não ultrapassava a sete. Para o período de 1991 a 2000, subiu para 20; entre 2001 e 2010 atingiu 40 dias; e de 2011 a 2020, o número de dias com onda de calor chegou a 52. 

Outro exemplo é a variação da temperatura máxima no Nordeste, que era de 30,7°C entre 1961 e 1990, e subiu, gradualmente, para 31,2°C; depois 31,6°C, atingindo 32,2°C no período entre 2011-2020. 

Entre 2011 e 2020, o levantamento aponta para o contraste entre duas regiões do país: enquanto houve uma queda na taxa média de precipitação, com variações entre menos 10% e menos 40% no Nordeste até o Sudeste e na região central do Brasil, foi observado aumento entre 10% e 30% na área que abrange os estados da região Sul e parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Os mapas também mostram que a região Sul vem sendo afetada pelas chuvas extremas ao longo das últimas décadas, passando de 140 para 160 milímetros.  

No levantamento, foram considerados dados de 1.252 estações meteorológicas convencionais e um total de 11.473 pluviômetros para dados de precipitação.  

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Corinthians recebe o Juventude

No primeiro jogo, os gaúchos venceram por 2 a 1. Portanto tem a vantagem do empate. Caso vença por um gol de diferença, a decisão será por pênaltis; por dois ou mais gols, o alvinegro passa a próxima fase.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas: criado Comitê Nacional de Manejo do Fogo

Comitê será responsável por coordenar mecanismos e ações de detecção e controle de incêndios florestais. Ainda terá como função estabelecer diretrizes para a capacitação de pessoal na prevenção e no combate aos incêndios. Ele também será responsável pela elaboração de planos para a conservação dos ecossistemas.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de mil casos suspeitos ou confirmados de mpox

Sudeste concentra 80% dos casos. Os estados com maiores quantitativos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Amapá e Piauí são os dois únicos estados sem registros.  

Baixar arquivo