Governo do Rio recria Secretaria de Segurança Pública

Publicado em 28/11/2023 - 12:45 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com a recriação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, quem assume o cargo é o delegado da Polícia Federal, Victor César dos Santos, com mais de 20 anos de carreira na instituição.

O governador Cláudio Castro anunciou a volta da pasta por meio das redes sociais. Uma edição extra do Diário Oficial do Estado foi publicada nessa segunda-feira (27) com os decretos sobre a recriação da secretaria e a nomeação do titular, que foi superintendente regional da Polícia Federal no Distrito Federal. Mas, em janeiro deste ano, foi exonerado do cargo do Ministério da Justiça, dois dias após a invasão aos prédios da Esplanada dos Ministérios.

Castro explicou que a ideia é fortalecer as ações de segurança no estado.

A extinção da Secretaria de Segurança Pública, em 2019, por decisão do então governador Wilson Witzel, foi alvo de críticas de especialistas, como a cientista social e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, Sílvia Ramos.

No mês passado, as dificuldades enfrentadas pelo estado envolvendo a segurança pública levaram o governador Cláudio Castro a solicitar ajuda do governo federal.

Com isso, militares foram deslocados para portos e aeroportos, onde ficam até maio de 2024. As ações são realizadas em articulação com as forças estaduais de segurança.

Últimas notícias
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas declara surto de febre oropouche

Estado registrou 1.670 casos desde o início do ano. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim. Os sintomas são o mesmo da dengue: febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito, diarreia. Ainda não há mortes relacionadas à doença

Baixar arquivo
Geral

Governo quer reduzir mortes violentas de mulheres em 16% até 2027

Outra meta da agenda mulher no Plano Plurianual é reduzir em 10% a diferença da renda média do trabalho entre homens e mulheres.  

Baixar arquivo
Internacional

Haiti: vácuo no poder abriu espaço para criminosos, diz especialista

Ricardo Seitenfus, doutor em Relações Internaciona, faz uma análise política do Haiti, um dos países mais pobres do Caribe. 

Baixar arquivo