O litoral de São Paulo tem alerta de vento forte e rajadas para esta quarta-feira(8) e também nesta quinta. A previsão é de ventos com 75 quilômetros por hora.
Essa velocidade é suficiente para derrubar galhos de árvores e dificulta a caminhada normal de uma pessoa.
Lembrando que a ventania da semana passada em São Paulo causou a morte de oito pessoas, cinco delas justamente provocadas por quedas de árvores.
E em todo o litoral paulista, as ondas devem atingir altura entre dois metros e meio e três metros e meio. Por isso, a Defesa Civil de SP recomenda que se evite a prática de esportes aquáticos, como surfe, e aqueles influenciados pelo vento, caso das modalidades a vela, como windsurf e kitesurf.
Apesar do vento forte, a chuva só deve chegar à região na sexta-feira.
Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, a ventania deve chegar também ao litoral do Rio de Janeiro. Mas, nesta quarta e quinta, não deve acontecer formação de ressaca, como foi observado na semana passada.
A Defesa Civil nacional alerta também para a possibilidade de enxurradas, alagamentos e inundações no sudoeste do Rio Grande do Sul, região das cidades de Uruguaiana, Livramento, Alegrete e Bagé.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/04/2023 - Fachada do ministério de Relações Exteriores.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Ahmad Al-Kerdi/ Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Thiago Kaue / SecomGOV Santa Catarina 07/12/2024 Governador acompanha na Defesa Civil situação das chuvas em SC e reforça o trabalho de proteção à população. Foto: Thiago Kaue / SecomGOV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcos Santos/USP Imagens vestibular.jpg](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)